quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Morfologia do fio de cabelo



O cabelo humano é uma fibra natural composta principalmente por uma parte interna chamada folículo piloso e outra externa denominada haste.
A haste é a parte visível do fio, ou seja , o cabelo propriamente dito. Subdivide-se em cutícula, córtex e medula. A cutícula que tem a forma de escamas, tem por função a proteção do córtex, impermeabilidade além de ser a responsável pelo brilho, maciez e penteabilidade. No cortex encontramos os grãos de melanina de são responsáveis pela cor do cabelo, é no córtex que agem as tinturas permanentes, além disso o mesmo é o principal responsável pela força e resistência sendo que aproximadamente  80% da massa capilar encontra-se no córtex. Por último a medula que de acordo com várias literaturas pesquisadas não apresenta função definida, sendo que a mesma está presente em alguns fios e outros não variando de tamanho e espessura.
 No folículo piloso encontram-se as estruturas que irão formar essa haste. A matriz celular é onde ocorre a reprodução das células produtoras do cabelo(queratinócitos), através da mitose. Essas células se reproduzem na matriz e migram para o bulbo capilar onde irão se diferenciar em forma e função, sofrendo processo de queratinização, enrijecendo, perdendo suas organelas e sendo projetadas para fora da pele  formando a haste capilar. Todo esse processo só é possível devido a uma estrutura presente na base do folículo denominada papila dérmica. A papila dérmica é uma região extremamente vascularizada responsável pela nutrição da matriz celular, bem como a excreção de resíduos metabólicos, é através dos vasos sanguíneos presentes na papila que as substâncias necessárias a formação de um fio de cabelo saudável chegarão até a matriz celular.
Podemos definir que o cabelo é uma estrutura complexa formada por diversas estruturas que dependem de vários fatores para que suas funções sejam mantidas.
É importante ressaltar que o principal componete dessa fibra é uma proteína chamada queratina que como todas as outras proteínas uma vez degradada não se regenera, portanto os tratamentos de regeneração do fio (quertatinização, cauterização, selagem) são paliativos que irão tratar por um tempo determinado, sendo necessário a reaplicação após algum tempo.
 Todas as estruturas citadas acima são as mais importantes para compreensão da formação do cabelo, sendo que existem outras estruturas presentes no folículo.

Essa é uma abordagem bastante simplificada das estruturas que formam o cabelo, posteriormente estaremos detalhando cada uma dessas estruturas bem como sua funções no cabelo.

Um comentário:

  1. Tão bonitinhoooooooo!!!
    Adorei o post manaaaa, mto bom saber um pouco mais sobre os nossos cabelos...
    Bjoksss
    Pri

    ResponderExcluir