sábado, 20 de agosto de 2011

CABELOS X ALIMENTAÇÃO ³


Oieee

Hoje nos vamos postar os resultados do nosso Trabalho de conclusão onde fala sobre a função e os benefícios da ingestão das vitaminas, minerais e proteínas na qualidade da formação da fibra capilar.



Vitaminas

De acordo com Chaves (2006), as vitaminas são compostos orgânicos de natureza e composição variada. Embora sejam necessárias em pequenas quantidades, são essenciais para o metabolismo dos organismos vivos. Sua importância bioquímica reside no fato de que muitas vitaminas originam as coenzimas de muitas enzimas. Outras delas são precursores de hormônios.

Andrade (2009) complementa ressaltando a importância na regulação do metabolismo e de outros nutrientes sendo indispensáveis para o crescimento físico e mental. Para Trocades (2008 apud ANDRADE, 2009) a carência de vitamina F, que são os ácidos graxos essenciais, causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento de caspa. A falta de vitamina H (Biotina) altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração na fase da queda natural dos fios.



Vitamina A (Retinol): Controla a produção sebácea, melhora a elasticidade do fio e regula a multiplicação celular. Fontes: Peixes, carne, leite, ovos, manteiga, frutas e vegetais amarelos e verde- escuros.

Vitamina B1 (Tiamina): Importante para a reprodução celular, crescimento do organismo e renovação da pele. Fontes: Levedo de cerveja, cereais integrais, nozes, lentilha, soja e gema de ovo.

Vitamina B2 (Riboflavina): Regula a produção de sebo, diminui a descamação do couro cabeludo e aumenta o nível de energia no organismo. Fontes: Fígado, rim, levedo de cerveja, espinafre, ovo, soja e feijão.

Vitamina B3 ou Fator PP (Niacina): Promove a circulação do couro cabeludo, possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos e promove a maciez dos cabelos. Fontes: Cereais integrais, miúdos, cereais, peixe, frango, carne.

Vitamina B5 (Pantenol): Acelera o crescimento do cabelo, ativa a pigmentação e evita envelhecimento e perda de cabelo (queda). Fontes: cereais, levedura de cerveja, carnes, ovo, brócolis, salmão, miúdos.

Vitamina B6 (Piridoxina): Permite a assimilação das proteínas e gorduras, fortalecendo os cabelos e diminuindo a queda. Fontes: Levedura de cerveja, fígado, cereais integrais, legumes, carnes, ovo e banana.

Vitamina B8 ou Vitamina H (Biotina): Ajuda a formação de queratina e na prevenção da queda. É essencial para o crescimento das células, além de influenciar o ciclo capilar. Fontes: ovo, arroz, fígado e leite, levedo de cerveja, grãos integrais.

Beta Caroteno: Inibe os radicais livres devido a sua ação antioxidante, prevenindo desta forma o envelhecimento. Aumenta o brilho do cabelo. Também é precursor da vitamina A, e como tal, ajuda a manter a homeostasia natural da vitamina A. Fontes: alimentos amarelos e alaranjados.




Vitamina B12 (Cobalamina): Previne a queda do cabelo. Vital para o crescimento e reprodução celular. Fontes: Frango, peixe, ovo, leite, miúdos e frutos do mar.

Vitamina C (Ácido ascórbico): Melhora a circulação do couro cabeludo. Tem ação antioxidante ajudando na conservação dos vasos sanguíneos. Auxilia a absorção do ferro. Fontes: Acerola, Frutas cítricas, batatas e vegetais verde-escuros e legumes.

Vitamina E (Tocoferol): Previne danos celulares decorrentes da radiação UV e do envelhecimento e melhora a circulação do couro cabeludo. Fontes: Semente de girassol e amêndoas, vegetais verde-escuros, germe de trigo, pão integral, ovo, frutas secas, azeite extra- virgem.

Vitamina F (Ω3/Ω6/Ω9): Mantém as funções do couro cabeludo equilibradas pois suplementa a camada hidrolipídica da pele. Auxilia na formação das ceramidas responsáveis pela coesão das escamas da cutícula do cabelo. Fundamental para a produção da queratina e colágeno. Fontes: sementes oleaginosas, atum, salmão.

Ácido Fólico (Folacina): Essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Age como fortificante natural prevenindo a queda. Fontes: Cereais, grãos, feijão preto, fígado, grão de bico, lentilha, nozes, ovos, legumes, espinafre, brócolis, couve e carnes.

Inositol: Mantém os folículos saudáveis a nível celular e previne a calvície. Fontes: Cereais integrais, levedo de cerveja, fígado e frutas cítricas.

Ácido Paraminobenzóico (PABA): Estimula o crescimento, a manutenção da cor e a suavidade dos cabelos. Fontes: Carnes, fígado, leguminosas e vegetais de folhas escuras.



 Minerais

Valsechi (2001) relata em sua pesquisa que apesar de pequenas quantidades, os minerais são essenciais ao organismo, pois sem eles as vitaminas e hormônios não funcionariam. O que é reiterado por Wichrowski (2007) que correlata que os minerais são substâncias inorgânicas vitais para o metabolismo celular.

Segundo Andrade (2009) alguns problemas acometem os cabelos devido à carência de minerais. A deficiência de zinco causa a diminuição da umidade, propiciando alterações dos anexos cutâneos como dermatite e queda de cabelo. A deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Regimes restritivos levam a fios enfraquecidos, opacos e rarefeitos. A deficiência de cobre, por exemplo, pode causar mechas brancas nos cabelos.




Ferro: promove o transporte de oxigênio, prevenindo a queda de cabelo. Fontes: Carnes vermelhas, vísceras, leguminosas como feijão, lentilha, soja e hortaliças.

Zinco: Estimula a multiplicação celular, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Sua falta provoca afinamento, perda de brilho, perda da cor e quebra. Fontes: Carnes, vísceras, frutos do mar, grãos integrais, leguminosas, aves e nozes.

Cobre: Auxilia a oxigenação celular, fortalecendo o cabelo e prevenindo a queda e dermatoses do couro cabeludo. Fontes: Fígado, frutos do mar, grãos integrais, leguminosas, aves e nozes.

Selênio: estimula os hormônios da tireóide, atua como antioxidante junto com a vitamina E, sua falta causa embranquecimento dos fios. Fontes: Cereais, leguminosas, castanha-do-pará e frutos do mar.

Iodo: influencia diretamente na reprodução celular dos folículos regulando as secreções da tireóide. Fontes: Frutos do mar e alimentos que crescem em solos ricos em iodo.

Cálcio: indispensável ao transporte celular promovendo o crescimento dos cabelos. Fontes: Leites e derivado, hortaliças verdes e pescado.

Magnésio: Influencia diretamente no crescimento dos fios, promove o transporte celular, participa do metabolismo dos nutrientes. Fontes: Castanha do Brasil, nozes, amêndoas, aveia, amendoim, leguminosas e vegetais de folhas verde-escuro.

Fósforo: influencia no transporte celular promovendo o crescimento dos cabelos. Fontes: Carnes, ovos, leite e derivados, leguminosos e cereais.

Silício: Age no tecido de sustentação do couro cabeludo, o colágeno, provocando sua regeneração. Tem ação antioxidante, promovendo a eliminação de radicais livres circulantes no sangue, responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos. Fontes: Cavalinha e peixes de mar profundo.

Enxofre: É antioxidante, prevenindo o envelhecimento. Fundamental para a formação da cisteína, o aminoácido básico da queratina. Fontes: peixe cru, cebola, alho e pimentão vermelho.



   Proteínas e Aminoácidos


A ingestão de proteínas é fundamental para o fornecimento dos aminoácidos, principalmente os alimentos ricos em cistina, além de outros elementos necessários ao organismo. As proteínas são as principais responsáveis pela formação dos cabelos, tendo influência na estrutura e resistência dos mesmos (BARSANTI, 2009). Fontes: podem ser de origem animal ou vegetal, sendo que as proteínas de origem animal são consideradas completas por fornecer todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Animal: carnes, peixes, ovos, aves, leite e derivados. Vegetais: leguminosas secas e nozes (MAHAN, ESCOTT-STUMP, 1998).


Em caso de dieta restritiva como o caso dos vegetarianos, a quantidade diária das proteínas podem ser alcançadas com a combinação de duas fontes de proteínas vegetais. Exemplo bem comum é o arroz e o feijão, que juntos irão fornecer todos os aminoácidos essenciais, porém deve-se cuidar com a quantidade para que a ingestão supra a quantidade diária recomendada.
Vale ressaltar que a correta ingestão de nutrientes, nas quantidades adequadas e devidamente destribuídas ao longo do dia faz-se extremamente importante pois tanto a deficiência quanto o excesso dos nutrientes podem ocsaionar danos a saúde em geral. A quantidade adequada para cada pessoa depende de diversos fatores como idade, sexo, altura, peso, dentre outros que tornam necessária a orientação de um profissional competente na área que é o caso dos nutricionistas.
 As vitaminas, minerais e proteínas são fundamentais para formação da fibra capilar, porém é indispensável o equilíbrio de todos os nutrientes, ou seja, faz-se necessário a ingestão de lipídios, carboidratos assim como a ingestão de água para garantir o correto funcionamento do nosso organismo e metabolismo afim de suprir todas as necessidades que nosso corpo precisa pra sua manutenção e desenvolvimento.

Tabela 1. Recomendações de doses diárias dos nutrientes para adultos      
Nutrientes
Quantidade
Beta Caroteno
30 a 300 mg
Vitamina A - Retinol
600 mcg/ ER
Vitamina C – Ácido Ascórbico
45 mg
Vitamina E - Tocoferol
10 mg
Vitamina B1 - Tiamina
1,2 mg
Vitamina B2 - Riboflavina
1,3 mg
Vitamina B3 - Niacina
16 mg
Ácido Fólico
400 mcg
Vitamina B12 - Cobalamina
2,4 mcg
Vitamina H (B7) - Biotina
25 mcg
Vitamina B6- Piridoxina
5 mg
Vitamina B5 - Ácido pantotênico
5 mg
Ácido Paramino-benzóico
500 a 1000 mg
Inositol
500 a 1000 mg
Calcio
1000 mg
Ferro
14 mg
Magnésio
260 mg
Zinco
7 mg
Fósforo
700 mg
Cobre
900 mg
Selênio
34 mcg
Proteína
0,8 g / Kg peso/ dia
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), (2004); Anderson, (1998).
 Referências

ANDRADE, Sonia Raquel de. Auto Estima, Cabelos e Nutrição. Universidade Estadual de Maringá, 2008/2009,. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2527-6.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.
BARSANTI, Luciano. Dr. Cabelo: Saiba tudo sobre os cabelos: estética, recuperação capilar e prevenção da calvície. 2. ed. São Paulo: Elevação, 2009. 194 p.
BIONDO, Sonia; DONATI, Bruno. Cabelo: cuidados básicos, técnicas de corte, coloração e embelezamento. 3. ed. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2009. 176 p.
CHAVES, Ana. Vitaminas e Coenzimas. Universidade Federal de Pelotas, Departamento de bioquímica 11 p. [2006]. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/iqg/db/Textos%20Complementares/Vitaminas%20e%20Coenzimas.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2011.
MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: Alimentos Nutrição & Dietoterapia. 9. ed. São Paulo: Roca, 1998. 1179 p.
SILVA, Rita de Cassia Soares da.; BIGIDO, Gislaine Rozani. Nutrição e Estética. In LACRIMANTI, Lígia Marini.Curso didático de Estética. Vol. 2. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2008. Cap. 8, pg. 355/384.
VALSECHI, Octavio Antonio. Nutrientes. Universidade Federal de São Carlos, 2001. Disponível em: <http://www.cca.ufscar.br/~vico/NUTRIENTES.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.
WICHROWSKI, Leonardo. Terapia Capilar: uma abordagem complementar. Porto Alegre: Alcance, 2007. 152 p.
YAKUBOVICH, Eddie. Vitaminas podem realmente me ajudar a crescer o cabelo saudável. Disponível em: <http://www.articlesbase.com/supplements-and-vitamins-articles/can-vitamins-really-help-me-grow-healthy-hair-258719.html>. Acesso em: 15 abr. 2011

Abraços a todos.
Bom final de semana. A Cevada está dentro dos alimentos que auxiliam na formação de uma fibra saudável, o que estraga é o álcool. Então, cerveja não faz TÃO mal assim...Risos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CABELOS X ALIMENTAÇÃO²

 Boa Noite, como prometido daremos continuidade no assunto Cabelos x Alimentação, esse é um trecho de nosso tcc, em breve estaremos postando o guia alimentar.
 Fazem parte da composição química do cabelo os seguintes elementos: cerca de 90 % de queratina, água, hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre, minerais do ferro, cobre, zinco, cobalto, alumínio e outros elementos como lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico (ANDRADE, 2009).

A proteína queratina é o principal constituinte da fibra capilar.  Segundo Nelson; Cox (2006, p.74) “as proteínas são macromoléculas biológicas abundantes, apresentam-se em todas as células e em todas as partes das células”.

As queratinas como outras proteínas são formadas a partir da combinação de aminoácidos, se diferem das outras proteínas devido á seu alto teor de enxofre derivado do aminoácido cistina. Além da cistina fazem parte da composição da queratina: glicina, alanina, leucina, isoleucina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico, arginina, lisina, histidina, triptofano, metionina (TUCCI, 1989).
Monteiro (2003 apud COLENCI, 2007) ressalta que a cistina é o principal aminoácido presente no cabelo sendo também o mais reativo, é responsável pelas pontes dissulfídicas que irão conferir resistência e insolubilidade a queratina.
As cadeias polipeptídicas de queratina se organizam em filamentos dentro das células produtoras do cabelo, formando estruturas semelhantes a cordas, tornando-se finas e alongadas sendo projetadas para superfície da pele formando o cabelo (MOITA, 2003 apud COLENCI, 2007).



Qualquer modificação que ocorra no nível de nutrientes do organismo resultará em alterações nos fios (ANDRADE, 2009).

Silva, Quiroga (2006, p.34) cita que:
A nutrição é apenas um elo da cadeia orgânica, que inclui o crescimento físico, a reparação das disfunções e a manutenção orgânica. São as substâncias nutritivas que fornecem energia e constituem matéria-prima com a qual o organismo realiza suas múltiplas funções, produzindo substâncias químicas internas necessárias à vida. Para que este processo ocorra de forma funcional, é necessário manter uma alimentação adequada.

Wichrowsky (2007) relata que os nutrientes são necessários para manter em atividade nosso organismo e produzir os hormônios, as enzimas e as proteínas necessárias ao nosso desenvolvimento.


Continua....

Referências

SILVA, Rose Mari; QUIROGA, Wiliane Gomes. Guia fácil de saúde e beleza. Uberlândia: Natureza, [2006]. 480 p.
TUCCI, Ana Marta Fernandes. Propriedades físico-químicas de cabelo: desenvolvimento de métodos de avaliação de alterações estruturais induzidas por irradiação. 1989. 202 f. Tese (Mestrado) - Curso de Instituto de Química, Unicamp Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989. Disponível em: <http://chipre.iqm.unicamp.br/~ines/TesesGrupo/Dissertacao_AnaMarta.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2011.
WICHROWSKI, Leonardo. Terapia Capilar: uma abordagem complementar. Porto Alegre: Alcance, 2007. 152 p.




ANDRADE, Sonia Raquel de. Auto Estima, Cabelos e Nutrição. Universidade Estadual de Maringá, 2008/2009,. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2527-6.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

COLENCI, Ana Vivian Parrelli. Efeito de uma formulação contendo o biopolímero quitosana sobre a fibra capilar caucasiana. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Bioengenharia, Departamento de Instituto de Química, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Carlos, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/.../TDE_AnaVivianParrelliColenci.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2011.

NELSON, David L.; COX, Michael M.. Lehninger: Principios de Bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006. 1202 p.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VISAGISMO

Ola!
Hoje iremos falar sobre este tema muito abordado ultimamente.
Para iniciar citaremos uma frase do criador do termo VISAGISMO, o francês Fernand Aubry.

" NÃO EXISTE MULHER SEM BELEZA, SOMENTE BELEZA QUE NÃO FOI REVELADA. CADA ROSTO É ÚNICO."

Atualmente tem-se falado muito sobre visagismo, porém nem sempre esse conceito é entendido e aplicado corretamente, que vai muito além da análise dos aspectos físicos do cliente quebrando alguns paradigmas.
Infelizmente a maioria dos profissionais que se intitulam visagistas, ou hair stylist, estão limitados a apenas indicar se determinado corte ou tom de cabelo ficarão esteticamente bonitos e/ou dentro dos padrões da moda.
Os principais questionamentos envolvidos no processo de criação de uma imagem através do visagismo são: "quem você é?" e "o que você pretende expressar através da sua imagem?", pois criar um estilo que agrade o cliente compreende a utilização de técnicas que indiquem quem é de fato o indivíduo por trás deste cliente, afinal o estilo de cada um deve ser respeitado para que o mesmo possa expressar através de sua imagem, sua personalidade, princípios, crenças, dentre outros, bem como diminuir possíveis incompatibilidades entre imagem e comportamento.
O visagismo não se aplica apenas na área estética, mas, é usado pelos mais variados ramos de negócios como marketing, propaganda, arquitetura, artes, etc. Louis Sullivan, considerado pai da arquitetura moderna americana, usa um conceito que se aplica muito bem ao visagismo: " a forma sempre segue a função", o que significa que apenas a beleza não basta, é necessário que a imagem pessoal reflita suas qualidades internas e sua personalidade, caso contrário poderá gerar conflito de identidade.
A filosofia implícita no visagismo faz com que cada trabalho realizado seja único, combatendo a uniformização da imagem tão comum no mundo tão globalizado de hoje. Para que o mesmo seja aplicado de forma correta é necessário que além de aprendermos novas técnicas tenhamos a disposição de abandonar antigos conceitos e idéias já enraizadas na nossa maneira de enxergar o cliente e nossa relação com ele. Infelizmente a criatividade não é desenvolvida no nosso sistema educacional e muito menos nos cursos de formação profissional onde por muitas vezes se reprime a individualidade impondo uma padronização nas técnicas de execução dos serviços.
Poucos profissionais tem consciência dos efeitos psicológicos que causam as alterações promovidas na imagem de uma pessoa. Segundo o psicólogo Artur Talla, quem mexe com a imagem em qualquer área e especialmente com imagem pessoal, afeta psicologicamente as pessoas. De forma alguma o profissional deve impor o seu estilo pois estará então produzindo uma imagem que ELE acha bonita, e nem sempre é esse o desejo do cliente.
A análise e posterior indicação das alterações da imagem pessoal necessitam do conhecimento das técnicas de visagismo sendo que um dos maiores autores na área Philip Hallawel publicou alguns livros sobre o tema e suas aplicações oferecendo cursos por todo o país.
Este será um tema que será abordado em outros assuntos posteriores no blog com dicas de utilização da aplicação do visagismo.

Abraços..

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Morfologia do fio de cabelo



O cabelo humano é uma fibra natural composta principalmente por uma parte interna chamada folículo piloso e outra externa denominada haste.
A haste é a parte visível do fio, ou seja , o cabelo propriamente dito. Subdivide-se em cutícula, córtex e medula. A cutícula que tem a forma de escamas, tem por função a proteção do córtex, impermeabilidade além de ser a responsável pelo brilho, maciez e penteabilidade. No cortex encontramos os grãos de melanina de são responsáveis pela cor do cabelo, é no córtex que agem as tinturas permanentes, além disso o mesmo é o principal responsável pela força e resistência sendo que aproximadamente  80% da massa capilar encontra-se no córtex. Por último a medula que de acordo com várias literaturas pesquisadas não apresenta função definida, sendo que a mesma está presente em alguns fios e outros não variando de tamanho e espessura.
 No folículo piloso encontram-se as estruturas que irão formar essa haste. A matriz celular é onde ocorre a reprodução das células produtoras do cabelo(queratinócitos), através da mitose. Essas células se reproduzem na matriz e migram para o bulbo capilar onde irão se diferenciar em forma e função, sofrendo processo de queratinização, enrijecendo, perdendo suas organelas e sendo projetadas para fora da pele  formando a haste capilar. Todo esse processo só é possível devido a uma estrutura presente na base do folículo denominada papila dérmica. A papila dérmica é uma região extremamente vascularizada responsável pela nutrição da matriz celular, bem como a excreção de resíduos metabólicos, é através dos vasos sanguíneos presentes na papila que as substâncias necessárias a formação de um fio de cabelo saudável chegarão até a matriz celular.
Podemos definir que o cabelo é uma estrutura complexa formada por diversas estruturas que dependem de vários fatores para que suas funções sejam mantidas.
É importante ressaltar que o principal componete dessa fibra é uma proteína chamada queratina que como todas as outras proteínas uma vez degradada não se regenera, portanto os tratamentos de regeneração do fio (quertatinização, cauterização, selagem) são paliativos que irão tratar por um tempo determinado, sendo necessário a reaplicação após algum tempo.
 Todas as estruturas citadas acima são as mais importantes para compreensão da formação do cabelo, sendo que existem outras estruturas presentes no folículo.

Essa é uma abordagem bastante simplificada das estruturas que formam o cabelo, posteriormente estaremos detalhando cada uma dessas estruturas bem como sua funções no cabelo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CABELOS X ALMENTAÇÃO



Este é o resumo de nosso TIC, Saúde e beleza dos cabelos: sugestão de um guia alimentar, requisito final para graduação em Cosmetologia e Estética pela UNIVALI, apresentado no dia 12 de julho de 2011, desenvolvido com a orientação de nossa queridìssima professora Denise Mozzer. Em breve postaremos o guia alimetar com os principais nutrientes relacionados aos cabelos.


Os cabelos exercem uma importante influência psico-social nas pessoas. Esta influência tem contribuído para o aumento no consumo de produtos cosméticos destinados ao cuidado dos cabelos nos últimos anos na espera de se ter cabelos bonitos e saudáveis.  Porém não é somente os recursos cosméticos que contribuem diretamente para uma aparência saudável dos fios, a alimentação está diretamente relacionada à saúde do cabelo, o qual é composto principalmente por uma proteína chamada queratina. Com o objetivo de verificar a relação da alimentação com a saúde dos cabelos e posterior elaboração de um guia alimentar para auxiliar no reconhecimento dos alimentos e seus nutrientes, este trabalho buscou por meio de uma pesquisa bibliográfica apresentar os nutrientes essenciais e necessários para se ter uma boa formação da fibra capilar. Uma boa alimentação com ingestão de nutrientes diversificados em quantidades adequadas diariamente supre todo o processo nutricional para uma metabolização e absorção pelo organismo de proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais,    entre outros  necessários para o desenvolvimento e manutenção não só da fibra capilar mas como também de outras partes  do organismo. A ingestão carne vermelha, aves e peixes, leite  e seus derivados, furtas e verduras, assim como a ingestão de água em quantidade equilibrada trazem os benefícios esperados para a manutenção e produção da queratina. Não somente produtos cosméticos devem ser utilizados para a manutenção dos fios, mas a qualidade na produção do principal componente do mesmo: a queratina irá resultar em fios com mais brilho, maleáveis e resistentes. Sendo que ao final da elaboração do guia alimentar e da revisão da literatura pode-se afirmar: você é o que você come!

Palavras-Chave: Cabelos, Nutrientes, Nutrição.

Experiência x Conhecimento

Olá estamos iniciando hoje nossas atividades nesse espaço. Esperamos que nossas publicações venham contribuir de forma útil aos leitores trazendo informações e dicas de forma segura e responsável. Todo material postado será baseado na experiência de mais de 15 anos trabalhando em diversos salões de beleza como cabeleireiro e como professor em escolas profissionalizantes da área. À experiência adquirida nesses anos de trabalho acrescentamos os conhecimentos técnico-científicos obtidos através de formação no Curso Superior  de Tecnologia em  Cosmetologia e Estética. A partir de hoje estaremos aqui discutindo assuntos relevantes á profissão como: ética, ativos cosméticos, cursos, dicas de beleza, fotos, eventos, novidades entre outros.

Dúvidas ou sugestões serão respondidas da forma mais rápida possível.

Obrigado á todos

Att Edson e Patricia