quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VISAGISMO

Ola!
Hoje iremos falar sobre este tema muito abordado ultimamente.
Para iniciar citaremos uma frase do criador do termo VISAGISMO, o francês Fernand Aubry.

" NÃO EXISTE MULHER SEM BELEZA, SOMENTE BELEZA QUE NÃO FOI REVELADA. CADA ROSTO É ÚNICO."

Atualmente tem-se falado muito sobre visagismo, porém nem sempre esse conceito é entendido e aplicado corretamente, que vai muito além da análise dos aspectos físicos do cliente quebrando alguns paradigmas.
Infelizmente a maioria dos profissionais que se intitulam visagistas, ou hair stylist, estão limitados a apenas indicar se determinado corte ou tom de cabelo ficarão esteticamente bonitos e/ou dentro dos padrões da moda.
Os principais questionamentos envolvidos no processo de criação de uma imagem através do visagismo são: "quem você é?" e "o que você pretende expressar através da sua imagem?", pois criar um estilo que agrade o cliente compreende a utilização de técnicas que indiquem quem é de fato o indivíduo por trás deste cliente, afinal o estilo de cada um deve ser respeitado para que o mesmo possa expressar através de sua imagem, sua personalidade, princípios, crenças, dentre outros, bem como diminuir possíveis incompatibilidades entre imagem e comportamento.
O visagismo não se aplica apenas na área estética, mas, é usado pelos mais variados ramos de negócios como marketing, propaganda, arquitetura, artes, etc. Louis Sullivan, considerado pai da arquitetura moderna americana, usa um conceito que se aplica muito bem ao visagismo: " a forma sempre segue a função", o que significa que apenas a beleza não basta, é necessário que a imagem pessoal reflita suas qualidades internas e sua personalidade, caso contrário poderá gerar conflito de identidade.
A filosofia implícita no visagismo faz com que cada trabalho realizado seja único, combatendo a uniformização da imagem tão comum no mundo tão globalizado de hoje. Para que o mesmo seja aplicado de forma correta é necessário que além de aprendermos novas técnicas tenhamos a disposição de abandonar antigos conceitos e idéias já enraizadas na nossa maneira de enxergar o cliente e nossa relação com ele. Infelizmente a criatividade não é desenvolvida no nosso sistema educacional e muito menos nos cursos de formação profissional onde por muitas vezes se reprime a individualidade impondo uma padronização nas técnicas de execução dos serviços.
Poucos profissionais tem consciência dos efeitos psicológicos que causam as alterações promovidas na imagem de uma pessoa. Segundo o psicólogo Artur Talla, quem mexe com a imagem em qualquer área e especialmente com imagem pessoal, afeta psicologicamente as pessoas. De forma alguma o profissional deve impor o seu estilo pois estará então produzindo uma imagem que ELE acha bonita, e nem sempre é esse o desejo do cliente.
A análise e posterior indicação das alterações da imagem pessoal necessitam do conhecimento das técnicas de visagismo sendo que um dos maiores autores na área Philip Hallawel publicou alguns livros sobre o tema e suas aplicações oferecendo cursos por todo o país.
Este será um tema que será abordado em outros assuntos posteriores no blog com dicas de utilização da aplicação do visagismo.

Abraços..

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