sábado, 20 de agosto de 2011

CABELOS X ALIMENTAÇÃO ³


Oieee

Hoje nos vamos postar os resultados do nosso Trabalho de conclusão onde fala sobre a função e os benefícios da ingestão das vitaminas, minerais e proteínas na qualidade da formação da fibra capilar.



Vitaminas

De acordo com Chaves (2006), as vitaminas são compostos orgânicos de natureza e composição variada. Embora sejam necessárias em pequenas quantidades, são essenciais para o metabolismo dos organismos vivos. Sua importância bioquímica reside no fato de que muitas vitaminas originam as coenzimas de muitas enzimas. Outras delas são precursores de hormônios.

Andrade (2009) complementa ressaltando a importância na regulação do metabolismo e de outros nutrientes sendo indispensáveis para o crescimento físico e mental. Para Trocades (2008 apud ANDRADE, 2009) a carência de vitamina F, que são os ácidos graxos essenciais, causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento de caspa. A falta de vitamina H (Biotina) altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração na fase da queda natural dos fios.



Vitamina A (Retinol): Controla a produção sebácea, melhora a elasticidade do fio e regula a multiplicação celular. Fontes: Peixes, carne, leite, ovos, manteiga, frutas e vegetais amarelos e verde- escuros.

Vitamina B1 (Tiamina): Importante para a reprodução celular, crescimento do organismo e renovação da pele. Fontes: Levedo de cerveja, cereais integrais, nozes, lentilha, soja e gema de ovo.

Vitamina B2 (Riboflavina): Regula a produção de sebo, diminui a descamação do couro cabeludo e aumenta o nível de energia no organismo. Fontes: Fígado, rim, levedo de cerveja, espinafre, ovo, soja e feijão.

Vitamina B3 ou Fator PP (Niacina): Promove a circulação do couro cabeludo, possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos e promove a maciez dos cabelos. Fontes: Cereais integrais, miúdos, cereais, peixe, frango, carne.

Vitamina B5 (Pantenol): Acelera o crescimento do cabelo, ativa a pigmentação e evita envelhecimento e perda de cabelo (queda). Fontes: cereais, levedura de cerveja, carnes, ovo, brócolis, salmão, miúdos.

Vitamina B6 (Piridoxina): Permite a assimilação das proteínas e gorduras, fortalecendo os cabelos e diminuindo a queda. Fontes: Levedura de cerveja, fígado, cereais integrais, legumes, carnes, ovo e banana.

Vitamina B8 ou Vitamina H (Biotina): Ajuda a formação de queratina e na prevenção da queda. É essencial para o crescimento das células, além de influenciar o ciclo capilar. Fontes: ovo, arroz, fígado e leite, levedo de cerveja, grãos integrais.

Beta Caroteno: Inibe os radicais livres devido a sua ação antioxidante, prevenindo desta forma o envelhecimento. Aumenta o brilho do cabelo. Também é precursor da vitamina A, e como tal, ajuda a manter a homeostasia natural da vitamina A. Fontes: alimentos amarelos e alaranjados.




Vitamina B12 (Cobalamina): Previne a queda do cabelo. Vital para o crescimento e reprodução celular. Fontes: Frango, peixe, ovo, leite, miúdos e frutos do mar.

Vitamina C (Ácido ascórbico): Melhora a circulação do couro cabeludo. Tem ação antioxidante ajudando na conservação dos vasos sanguíneos. Auxilia a absorção do ferro. Fontes: Acerola, Frutas cítricas, batatas e vegetais verde-escuros e legumes.

Vitamina E (Tocoferol): Previne danos celulares decorrentes da radiação UV e do envelhecimento e melhora a circulação do couro cabeludo. Fontes: Semente de girassol e amêndoas, vegetais verde-escuros, germe de trigo, pão integral, ovo, frutas secas, azeite extra- virgem.

Vitamina F (Ω3/Ω6/Ω9): Mantém as funções do couro cabeludo equilibradas pois suplementa a camada hidrolipídica da pele. Auxilia na formação das ceramidas responsáveis pela coesão das escamas da cutícula do cabelo. Fundamental para a produção da queratina e colágeno. Fontes: sementes oleaginosas, atum, salmão.

Ácido Fólico (Folacina): Essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Age como fortificante natural prevenindo a queda. Fontes: Cereais, grãos, feijão preto, fígado, grão de bico, lentilha, nozes, ovos, legumes, espinafre, brócolis, couve e carnes.

Inositol: Mantém os folículos saudáveis a nível celular e previne a calvície. Fontes: Cereais integrais, levedo de cerveja, fígado e frutas cítricas.

Ácido Paraminobenzóico (PABA): Estimula o crescimento, a manutenção da cor e a suavidade dos cabelos. Fontes: Carnes, fígado, leguminosas e vegetais de folhas escuras.



 Minerais

Valsechi (2001) relata em sua pesquisa que apesar de pequenas quantidades, os minerais são essenciais ao organismo, pois sem eles as vitaminas e hormônios não funcionariam. O que é reiterado por Wichrowski (2007) que correlata que os minerais são substâncias inorgânicas vitais para o metabolismo celular.

Segundo Andrade (2009) alguns problemas acometem os cabelos devido à carência de minerais. A deficiência de zinco causa a diminuição da umidade, propiciando alterações dos anexos cutâneos como dermatite e queda de cabelo. A deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Regimes restritivos levam a fios enfraquecidos, opacos e rarefeitos. A deficiência de cobre, por exemplo, pode causar mechas brancas nos cabelos.




Ferro: promove o transporte de oxigênio, prevenindo a queda de cabelo. Fontes: Carnes vermelhas, vísceras, leguminosas como feijão, lentilha, soja e hortaliças.

Zinco: Estimula a multiplicação celular, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Sua falta provoca afinamento, perda de brilho, perda da cor e quebra. Fontes: Carnes, vísceras, frutos do mar, grãos integrais, leguminosas, aves e nozes.

Cobre: Auxilia a oxigenação celular, fortalecendo o cabelo e prevenindo a queda e dermatoses do couro cabeludo. Fontes: Fígado, frutos do mar, grãos integrais, leguminosas, aves e nozes.

Selênio: estimula os hormônios da tireóide, atua como antioxidante junto com a vitamina E, sua falta causa embranquecimento dos fios. Fontes: Cereais, leguminosas, castanha-do-pará e frutos do mar.

Iodo: influencia diretamente na reprodução celular dos folículos regulando as secreções da tireóide. Fontes: Frutos do mar e alimentos que crescem em solos ricos em iodo.

Cálcio: indispensável ao transporte celular promovendo o crescimento dos cabelos. Fontes: Leites e derivado, hortaliças verdes e pescado.

Magnésio: Influencia diretamente no crescimento dos fios, promove o transporte celular, participa do metabolismo dos nutrientes. Fontes: Castanha do Brasil, nozes, amêndoas, aveia, amendoim, leguminosas e vegetais de folhas verde-escuro.

Fósforo: influencia no transporte celular promovendo o crescimento dos cabelos. Fontes: Carnes, ovos, leite e derivados, leguminosos e cereais.

Silício: Age no tecido de sustentação do couro cabeludo, o colágeno, provocando sua regeneração. Tem ação antioxidante, promovendo a eliminação de radicais livres circulantes no sangue, responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos. Fontes: Cavalinha e peixes de mar profundo.

Enxofre: É antioxidante, prevenindo o envelhecimento. Fundamental para a formação da cisteína, o aminoácido básico da queratina. Fontes: peixe cru, cebola, alho e pimentão vermelho.



   Proteínas e Aminoácidos


A ingestão de proteínas é fundamental para o fornecimento dos aminoácidos, principalmente os alimentos ricos em cistina, além de outros elementos necessários ao organismo. As proteínas são as principais responsáveis pela formação dos cabelos, tendo influência na estrutura e resistência dos mesmos (BARSANTI, 2009). Fontes: podem ser de origem animal ou vegetal, sendo que as proteínas de origem animal são consideradas completas por fornecer todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Animal: carnes, peixes, ovos, aves, leite e derivados. Vegetais: leguminosas secas e nozes (MAHAN, ESCOTT-STUMP, 1998).


Em caso de dieta restritiva como o caso dos vegetarianos, a quantidade diária das proteínas podem ser alcançadas com a combinação de duas fontes de proteínas vegetais. Exemplo bem comum é o arroz e o feijão, que juntos irão fornecer todos os aminoácidos essenciais, porém deve-se cuidar com a quantidade para que a ingestão supra a quantidade diária recomendada.
Vale ressaltar que a correta ingestão de nutrientes, nas quantidades adequadas e devidamente destribuídas ao longo do dia faz-se extremamente importante pois tanto a deficiência quanto o excesso dos nutrientes podem ocsaionar danos a saúde em geral. A quantidade adequada para cada pessoa depende de diversos fatores como idade, sexo, altura, peso, dentre outros que tornam necessária a orientação de um profissional competente na área que é o caso dos nutricionistas.
 As vitaminas, minerais e proteínas são fundamentais para formação da fibra capilar, porém é indispensável o equilíbrio de todos os nutrientes, ou seja, faz-se necessário a ingestão de lipídios, carboidratos assim como a ingestão de água para garantir o correto funcionamento do nosso organismo e metabolismo afim de suprir todas as necessidades que nosso corpo precisa pra sua manutenção e desenvolvimento.

Tabela 1. Recomendações de doses diárias dos nutrientes para adultos      
Nutrientes
Quantidade
Beta Caroteno
30 a 300 mg
Vitamina A - Retinol
600 mcg/ ER
Vitamina C – Ácido Ascórbico
45 mg
Vitamina E - Tocoferol
10 mg
Vitamina B1 - Tiamina
1,2 mg
Vitamina B2 - Riboflavina
1,3 mg
Vitamina B3 - Niacina
16 mg
Ácido Fólico
400 mcg
Vitamina B12 - Cobalamina
2,4 mcg
Vitamina H (B7) - Biotina
25 mcg
Vitamina B6- Piridoxina
5 mg
Vitamina B5 - Ácido pantotênico
5 mg
Ácido Paramino-benzóico
500 a 1000 mg
Inositol
500 a 1000 mg
Calcio
1000 mg
Ferro
14 mg
Magnésio
260 mg
Zinco
7 mg
Fósforo
700 mg
Cobre
900 mg
Selênio
34 mcg
Proteína
0,8 g / Kg peso/ dia
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), (2004); Anderson, (1998).
 Referências

ANDRADE, Sonia Raquel de. Auto Estima, Cabelos e Nutrição. Universidade Estadual de Maringá, 2008/2009,. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2527-6.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.
BARSANTI, Luciano. Dr. Cabelo: Saiba tudo sobre os cabelos: estética, recuperação capilar e prevenção da calvície. 2. ed. São Paulo: Elevação, 2009. 194 p.
BIONDO, Sonia; DONATI, Bruno. Cabelo: cuidados básicos, técnicas de corte, coloração e embelezamento. 3. ed. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2009. 176 p.
CHAVES, Ana. Vitaminas e Coenzimas. Universidade Federal de Pelotas, Departamento de bioquímica 11 p. [2006]. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/iqg/db/Textos%20Complementares/Vitaminas%20e%20Coenzimas.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2011.
MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: Alimentos Nutrição & Dietoterapia. 9. ed. São Paulo: Roca, 1998. 1179 p.
SILVA, Rita de Cassia Soares da.; BIGIDO, Gislaine Rozani. Nutrição e Estética. In LACRIMANTI, Lígia Marini.Curso didático de Estética. Vol. 2. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2008. Cap. 8, pg. 355/384.
VALSECHI, Octavio Antonio. Nutrientes. Universidade Federal de São Carlos, 2001. Disponível em: <http://www.cca.ufscar.br/~vico/NUTRIENTES.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.
WICHROWSKI, Leonardo. Terapia Capilar: uma abordagem complementar. Porto Alegre: Alcance, 2007. 152 p.
YAKUBOVICH, Eddie. Vitaminas podem realmente me ajudar a crescer o cabelo saudável. Disponível em: <http://www.articlesbase.com/supplements-and-vitamins-articles/can-vitamins-really-help-me-grow-healthy-hair-258719.html>. Acesso em: 15 abr. 2011

Abraços a todos.
Bom final de semana. A Cevada está dentro dos alimentos que auxiliam na formação de uma fibra saudável, o que estraga é o álcool. Então, cerveja não faz TÃO mal assim...Risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário