domingo, 21 de agosto de 2011

TINTURAS CAPILARES

Quer colorir seus cabelos?
Nós explicamos os tipos de coloração e como eles funcionam na fibra capilar.

Estima-se que 40% a 45% das mulheres de países industrializados utilizam produtos colorantes para o cabelo, esses produtos são utilizados para mascarar as alterações fisio-cronológicas da fibra capilar e também como tendência de moda. A prática de tintura dos cabelos é antiga, os egípcios foram os primeiros a desenvolver a técnica de tintura de tecidos e cabelos empregando diversos corantes oriundos de matéria animal e vegetal. Atualmente, existem três tipos principais de tinturas capilares, as permanentes, as semipermanentes e as temporárias.
As tinturas permanentes ou oxidativas são formadas por substâncias intermediárias, precursores e acopladores que reagem quimicamente em meio altamente alcalino. Os pigmentos utilizados são os fenóis, aminofenóis, resorcinol e derivados, que reagem entre si dando origem a polímeros coloridos. Este produto contém amônia que promove a abertura das cutículas permitindo que as substâncias presentes na tintura penetrem na fibra capilar e cheguem até o córtex devido ao seu baixo peso molecular (moléculas pequenas). Uma vez no córtex, ocorre a oxidação das mesmas que se unem formando uma molécula maior revelando a cor. É devido a este aumento do tamanho das moléculas que os pigmentos permanecem no fio de cabelo.
As tinturas semipermanentes são os tonalizantes, sendo que a principal diferença é o tamanho das moléculas. São utilizados corantes de diversos tamanhos que entram e saem facilmente dos fios. As moléculas menores penetram no córtex enquanto as maiores ficam depositadas na cutícula. Esses produtos não contém amônia, além de utilizarem baixa dosagem de oxidante. Não alteram a estrutura dos fios e promovem uma coloração superficial saindo gradativamente com as lavagens.
As tinturas temporárias não utilizam processo de oxidação, sendo moléculas de corantes grandes que se depositam na superfície do fio (cutícula), Por se tratar de moléculas grandes e não conseguirem adentrar no córtex são facilmente removidas na primeira lavagem. É o caso das canetas e sprays coloridos.
As tinturas graduais ou progressiva ocorrem através do depósito de sais metálicos sobre o fio, promovendo um tingimento gradual. Contém metais como chumbo, prata e bismuto. Mais utilizado em cabelos brancos que é o caso do Grecin e Butterfly.


Não menos importante, os descolorantes assim como a matização e o banho de brilho também serão abordados em próximos posts.

Abraços 
 Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário