quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CRESCIMENTO DO CABELO


O  cabelo humano cresce em ciclos não-sincrônicos, intercalando fases de repouso com fases de crescimento. Os folículos pilosos se encontram em diferentes estágios do ciclo, se todos os fios se encontrassem na mesma fase, iria chegar uma hor a em que a pessoa ficaria completamente calva.
As fases do crescimento são:
            Anágena: é a fase se crescimento onde todas as estruturas do folículo se encontram em pleno funcionamento, fazendo com que o cabelo cresça aproximadamente 1 á 1,5 cm por mês. A duração dessa fase é de 2 á 6 anos.
            Catágena: é uma fase de repouso, nessa fase ocorre uma paralização do funcionamento das estruturas que produzem o fio, em contrapartida a integridade dessas estruturas se mantém intacta, mantendo o fio de cabelo ligado ao folículo. È a fase mais curta do ciclo com duração média de 3 á 4 semanas.
            Telógena: é a última fase do ciclo capilar, onde ocorre o desprendimento do folículo piloso da papila dérmica e a “morte” do mesmo, o fio de cabelo se desprende do folículo e ocorre a queda. Os resíduos gerados serão absorvidos por processo de fagocitose , mas algumas células se mantém aderidas á papila dérmica iniciando o processo de formação de um  novo folículo que irá gerar um novo fio. Essa fase tem duração média de 3 á 4 meses.
            Em situações normais aproximadamente 85% dos folículos encontram-se na fase anágena, 14% na catágena e 1% na fase telógena. Acredita-se que o ser humano possui em mádia 100 mil fios de cabelo, portanto uma queda de aproximadamente 100 fios diários é considerada normal.
Vários fatores influenciam diretamente nos ciclos de crescimento:
            Hormonais: os hormônios estrógenos, andrógenos e tireóideos, principalmente na puberdade, gravidez, menopausa e em disfunções hormonais;
            Nutricionais: A má alimentação ou dietas restritivas alteram o ciclo capilar fazendo com que um maior número de folículos se mantenha na fase catágena;
            Químicas: várias substâncias como cigarro, drogas, álcool e alguns medicamentos interferem no crescimento dos cabelos;
            Psíquicas: desequilíbrios emocionais ou estresse podem causar a queda dos cabelos;
            Envelhecimento: com o passar dos anos ocorre uma diminuição na produção de várias substâncias que mantém as estruturas produtoras do cabelo causando a perda de elasticidade pela diminuição da produção de colágeno, desidratação, diminuição da circulação sanguínea prejudicando a nutrição do folículo e alterações na circulação linfática responsável pela absorção e eliminação dos resíduos metabólicos presentes no interstício.

Abraçossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário