sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CABELOS X ALIMENTAÇÃO²

 Boa Noite, como prometido daremos continuidade no assunto Cabelos x Alimentação, esse é um trecho de nosso tcc, em breve estaremos postando o guia alimentar.
 Fazem parte da composição química do cabelo os seguintes elementos: cerca de 90 % de queratina, água, hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre, minerais do ferro, cobre, zinco, cobalto, alumínio e outros elementos como lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico (ANDRADE, 2009).

A proteína queratina é o principal constituinte da fibra capilar.  Segundo Nelson; Cox (2006, p.74) “as proteínas são macromoléculas biológicas abundantes, apresentam-se em todas as células e em todas as partes das células”.

As queratinas como outras proteínas são formadas a partir da combinação de aminoácidos, se diferem das outras proteínas devido á seu alto teor de enxofre derivado do aminoácido cistina. Além da cistina fazem parte da composição da queratina: glicina, alanina, leucina, isoleucina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico, arginina, lisina, histidina, triptofano, metionina (TUCCI, 1989).
Monteiro (2003 apud COLENCI, 2007) ressalta que a cistina é o principal aminoácido presente no cabelo sendo também o mais reativo, é responsável pelas pontes dissulfídicas que irão conferir resistência e insolubilidade a queratina.
As cadeias polipeptídicas de queratina se organizam em filamentos dentro das células produtoras do cabelo, formando estruturas semelhantes a cordas, tornando-se finas e alongadas sendo projetadas para superfície da pele formando o cabelo (MOITA, 2003 apud COLENCI, 2007).



Qualquer modificação que ocorra no nível de nutrientes do organismo resultará em alterações nos fios (ANDRADE, 2009).

Silva, Quiroga (2006, p.34) cita que:
A nutrição é apenas um elo da cadeia orgânica, que inclui o crescimento físico, a reparação das disfunções e a manutenção orgânica. São as substâncias nutritivas que fornecem energia e constituem matéria-prima com a qual o organismo realiza suas múltiplas funções, produzindo substâncias químicas internas necessárias à vida. Para que este processo ocorra de forma funcional, é necessário manter uma alimentação adequada.

Wichrowsky (2007) relata que os nutrientes são necessários para manter em atividade nosso organismo e produzir os hormônios, as enzimas e as proteínas necessárias ao nosso desenvolvimento.


Continua....

Referências

SILVA, Rose Mari; QUIROGA, Wiliane Gomes. Guia fácil de saúde e beleza. Uberlândia: Natureza, [2006]. 480 p.
TUCCI, Ana Marta Fernandes. Propriedades físico-químicas de cabelo: desenvolvimento de métodos de avaliação de alterações estruturais induzidas por irradiação. 1989. 202 f. Tese (Mestrado) - Curso de Instituto de Química, Unicamp Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989. Disponível em: <http://chipre.iqm.unicamp.br/~ines/TesesGrupo/Dissertacao_AnaMarta.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2011.
WICHROWSKI, Leonardo. Terapia Capilar: uma abordagem complementar. Porto Alegre: Alcance, 2007. 152 p.




ANDRADE, Sonia Raquel de. Auto Estima, Cabelos e Nutrição. Universidade Estadual de Maringá, 2008/2009,. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2527-6.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

COLENCI, Ana Vivian Parrelli. Efeito de uma formulação contendo o biopolímero quitosana sobre a fibra capilar caucasiana. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Bioengenharia, Departamento de Instituto de Química, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Carlos, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/.../TDE_AnaVivianParrelliColenci.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2011.

NELSON, David L.; COX, Michael M.. Lehninger: Principios de Bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006. 1202 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário