terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hidratação ou selagem??

Olá, nos últimos tempos uma enormidade de produtos têm sido lançados pelas indústrias de cosméticos para tratar os danos causados aos cabelos. Dentre esses tratamentos podemos citar os termos mais usados, selagem térmica, cristalização, cauterização, queratinização, hidratação profunda, hidratação, nutrição capilar, reconstrução capilar, entre outros. Essa quantidade de produtos acabam confundindo tanto clientes, quanto cabeleireiros devido a falta de conhecimento dos ativos empregados. Afim de esclarecer alguns pontos relacionados aos tratamentos capilares se faz necessário o estudo das formulações presentes nos cosméticos. O uso errado desses ativos e /ou a indicação de tratamento errado ao cliente é o motivo pelo qual muitas pessoas saem do salão dizendo que determinado produto não fez efeito nenhum sobre seus cabelos. Sabemos que existem produtos de alta qualidade e outros nem tanto, podendo esse ser um motivo de reclamação, pois um produto sem ativos de qualidade não irá proporcionar os efeitos desejados. Outro problema é a falta de conhecimento desses ativos pelo cabeleireiro. Indicar uma hidratação ou uma queratinização depende de uma análise criteriosa do cabelo a ser tratado, bem como é importante que o cabeleireiro questione sua cliente para descobrir possíveis causas externas e internas para tal situação.
As hidratações em geral possuem ativos hidrtantes, emolientes, filmógenos e sua formulação requer pH ácido para fechar as cutículas do fio, dentre esses ativos classificamos os de ação rápida, lenta, termogênicos(aumentam a temperatura do fio), com ou sem enxágue, com os mais variados protocolos de aplicação. É importante que a rotulagem do produto bem como suas instruções de uso sejam seguidas a risca para que o tempo de ação dos ativos esteja completa proporcionando os resultados esperados, assim como as indicações de uso, pois as hidratações tem como principal função o tratamento dos cabelos ressecados sendo ela responsável pela maleabiblidade, brilho, sedosidade, etc.
A selagem térmica é de uma maneira geral um conjunto de produtos, seguindo um proptocolo que invariavelmente utiliza xampú antirresíduos para remoção das sujidades e abertura das cutículas. Após  o xampú aplica-se ativos regeneradores do fio como, queratina, proteínas vegetais, dentre outros. Pesquisas apontam que as proteínas de origem animal tem maior afinidade pelo cabelo sendo portanto mais eficientes na regeneração capilar.
Em geral o processo de cauterização, queratinização, é realizada através da selagem térmica que tem por finalidade repor a queratina aos cabelos diferindo apenas no nome e empresa e protocolo.
O mesmo acontece com as hidratações seja ela profunda ou não tem por finalidade aplicar ativos que hidratam, ou sejam absorvem e/ou retém água melhorando assim o aspecto do fio diferindo igualmente as selagens em nome, marca e protocolo, assim como os ativos utilizados.
Geralmente cabelos sem químicas e tinturas com aspectos danificados por processos rotineiros como sol, escovas, lavagem incorreta, vento, poluição, maresia, enfim, exigem tratamentos como as hidratações recuperando assim o fio.
Os processos de reconstrução capilar com reposição de queratina são mais indicados em cabelos com químicas,  tinturas em geral, enfim cabelos quimicamentes danificados, que se encontram porosos, quebradiços, sem brilho, caso contrário essa reposição poderá engrossar o fio, tornando-o mais rijo, pesado, oferecendo efeito desejado contrário.
A tecnologia utilizada na produção e no desenvolvimeto dos ativos cosméticos está cada dia mais avançada oferecendo produtos de ótima qualidade e que podem efetivamente recuperar os cabelos danificados.

 
PREZADO PROFISSIONAL E CLIENTE, ESCOVA PROGRESSIVA NÃO TRATA, NÃO HIDRATA, NÃO REGENERA. NENHUM PRODUTO QUE CAUSE A MODIFICAÇÃO DO FORMATO DO CABELO (ALISANTES) TEM PODER HIDRATANTE OU QUALQUER QUE SEJA O RESULTADO PROMETIDO. ALISANTES QUE NÃO PROMOVEM A MODIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS CAPILARES(FORMOL, GLUTARAL, ENTRE OUTROS CONSERVANTES) SÃO TÓXICOS E PROIBIDOS PELA ANVISA.
Nos próximos posts estaremos nos aprofundando no estudo desses ativos, bem como as chamadas escovas progressivas ou qualquer outro nome que essas recebam.

obrigado galera e até mais.

2 comentários:

  1. Amei, mto bom saber mais sobre, as x passam a perna na gnt nos salões!!!
    Hmmm sabia que já ouvi váriassss x essa coisa de progressiva hidrata, MEEEEE!
    Amei o post
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. então na verdade o que idrata os cabelos para que ficam com brilhos e radiantes são cremes???e não progressivas corretos!!!!

    ResponderExcluir